O Rei do Baião ou seria o modesto nordestino, Luiz Gonzaga? Pernambucano humilde, nasceu no dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro e por isso recebeu o nome Luiz.
Cresceu, embalado pelo acordeão do pai que lhe ensinou o amor pela música. Cantou e encantou toda a gente, de norte a sul do país. Nunca esqueceu suas raízes, pois cantava seu amado nordeste mostrando todo o sofrimento do seu povo: a pobreza, a aridez do solo, as injustiças ocasionadas pelo abandono. Mas não era uma pessoa amarga, falava de toda essa dor com um sorriso maroto no rosto, disfarçando a tristeza com o colorido e a alegria das festas juninas, ensinando a dançar o baião de dois, o forró e o xaxado.
Mostrou para o “sul” do nosso Brasilzão que o nordeste fazia parte do “todo” e que seu povo também tinha cultura, história e beleza. Viveu e morreu pela música, sua grande paixão.
Todas as imagens estão protegidas pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Se gostou e quiser usar alguma, por favor, entre em contato.
© Charles Machado. Todos os direitos reservados.
All of my images are under full Copyright. If you would like to use any of them, please, contact me.
© Charles Machado. All rights reserved.